RESENHA | LIVRO EDUCAÇÃO DE SURDOS - RONICE MÜLLER DE QUADROS
O livro, Educação de
Surdos: A aquisição da linguagem de Ronice Müller de Quadros aborda o processo
de desenvolvimento social, cultural e educacional do surdo. Propõe uma análise
sobre as mudanças decorrentes do reconhecimento da língua brasileira de sinais,
bem como a aquisição da língua portuguesa. Apresenta concepções de alguns
pesquisadores, referente à aquisição da linguagem como meio de comunicação e
integração da criança surda no ambiente familiar, escolar e na sociedade.
Partindo de uma explanação
sobre os pontos principais do livro, primeiramente temos um embate com o
bilinguismo, tendo como pressuposto que o surdo deve adquirir a Língua de
Sinais, que deve ser considerada a L1 dos surdos, ou seja, sua língua materna e
como L2, a língua oral utilizada em seu país. Essa proposta bilíngue pretende
apreender esse direito, sendo que as duas não devem ser usadas simultaneamente
para que suas estruturas sejam preservadas. Porém, a comunidade surda tem sua
própria cultura, e a comunidade ouvinte tem a sua, devido a isso, uma proposta
educacional não deve ser apenas bilíngue, mas bicultural, permitindo o acesso a
criança surdo nas duas comunidades, o que será possível se docentes e surdos
compartilharem dos mesmos ideais.
Num segundo momento,
realiza-se um estudo sobre como a língua de sinais é apropriada para o desenvolvimento
da linguagem e cognição da criança surda, facilitando assim o processo de
aprendizagem, servindo de base para a leitura e compreensão do mundo.
Suscitando reflexões sobre os métodos pedagógicas, e os critérios utilizados no
processo ensino/aprendizagem que a escola almeja alcançar com o aluno surdo.
Na terceira parte do
livro, descrevem-se os períodos linguísticos da criança surda, desde os
primeiros balbucios até a integração social por meio da aquisição da língua de
sinais, advertindo que existe um momento crítico para que essa aprendizagem
aconteça, portanto, após esse período, obtém se um atraso no aprendizado devido
às dificuldades que a criança encontra em absorver uma língua da qual não tem
contado. A autora ressalta ainda, o quão importante é que a criança tenha
contato com surdos adultos, pois a presença do adulto surdo origina benefícios
quanto à proposta bilíngue. Pois a criança desenvolve raciocínios através do input,
identificando técnicas na aquisição da língua.
A partir da análise destes
estudos, observa-se que é imprescindível o domínio do código linguístico a fim
de ter acesso ao lazer, aspectos sociais, culturais e educacionais, sendo que a
acessibilidade dos surdos ainda é um desafio, pois enfrentam dificuldades para conseguir realizar
atividades simples do cotidiano, devendo sua cultura ser respeitada.
Dado
o exposto, constata-se que, a obra Educação de Surdos: A aquisição da
linguagem, utiliza vários métodos de coleta de dados, com
resultados e análises claras, objetivas e de fácil compreensão, sendo de grande
utilidade para estudantes e pesquisadores.
Título:
Educação de
Surdos: A aquisição da linguagem
Autora:
Ronice Müller
de Quadros
Editora: Artmed (1997)
Páginas:
126
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