Como tomar decisões conforme a vontade de Deus
"O coração do homem pode fazer planos, mas a resposta certa dos lábios vem do Senhor." (Pv 16:1)
O medo do desconhecido traz insegurança, porém em meio às circunstâncias incertas podemos depender da orientação e constância que vem de Deus, confiando que ele conduzirá todos os acontecimentos de nossas vidas de acordo com seus propósitos, não se apoiando nas próprias convicções.
Mas, como saber qual a vontade de Deus para nossa vida?
É necessário agir com sabedoria para seguir a direção correta, passar pelo processo de discernimento no qual as alternativas são pesadas e julgadas para que as escolhas sejam sempre feitas conforme a vontade do Senhor, pois a verdadeira sabedoria não provém do entendimento humano, mas unicamente de Deus. A bíblia nos ensina que o senhor dá a sabedoria livremente para todos aqueles que o pedem, ou seja, se pedirmos com fé o Senhor nos mostrará o que fazer diante de qualquer situação (Tg1:5). Porém, ela flui de um reverente temor a Deus e um profundo respeito por sua palavra (Pv 9:10), a pessoa sábia reconhece, se baseia e confia no entendimento superior de Deus, assim, decisões sábias são aquelas que mantêm uma pessoa longe de tudo que a afasta de Deus.
Ao enfrentar o dilema de qual a melhor decisão a ser tomada, você pode fazer a si próprio estas três perguntas, respondê-las e analisá-las conforme a palavra de Deus:
1. A decisão me levará a pecar ou levará um irmão a pecar pelo meu exemplo?
“Se a comida serve de escândalo a meu irmão, nunca mais comerei carne, para que não venha a escandalizá-lo". (1Co 8:13)
2. Essa atitude produzirá uma vida integra?
“Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas convém...eu não me deixarei dominar por nenhuma delas.” (1Co 6:12)
“ Todas as coisas são lícitas mas nem todas convêm... nem todas edificam” (1Co 10:23)
3. A decisão em questão glorificará a Deu?
“Portanto quer comais quer bebais ou façais outra coisa qualquer fazei tudo para a glória de Deus.” (1Co 10:31)
Por isso, compreender a vontade de Deus é resultado de ajustarmos constantemente nossos pensamentos e atitudes a palavra de Deus ao longo de toda a vida, pois Ele tem planos melhores e maiores que os nossos (Jr 29:11). As escrituras são inspiradas por Deus, ao meditarmos diariamente nela nossa mente é renovada e uma nova maneira de pensar é estabelecida, em que conceitos seculares são substituídos por definições e decisões que se ajustam aos caminhos de Deus (2 Tm 3:16).
Uma comunhão permanente com Deus através da escrituras sagradas, nos permite tomar decisões equiparadas com uma maneira de pensar biblicamente delineada, por isso, a necessidade de manter uma vida de constante oração e estudo da palavra.
Que nosso Pai Eterno te encha de sabedoria, para que você possa ter o discernimento necessário ao tomar qualquer decisão. “Confia ao Senhor as tuas obras, e os teus desígnios serão estabelecidos” ( Pv 16:2).
0 Comentários
Gostou do artigo? Deixe seu comentário e compartilhe com outras pessoas.