Lição 05 - A oração de Jó
Texto base Livro de Jó
Objetivos: Compreender que devemos adorar a Deus independente da situação e que ele pode fazer o impossível acontecer em nossas vidas.
Versículo para decorar: Eu reconheço que para ti nada é impossível e que nenhum dos teus planos pode ser impedido. (Jó 42:2)
Olá crianças! Paz do Senhor!
Na aula de hoje vamos conhecer um homem que mesmo passando por muitas provações continuou fiel a Deus. Mas, antes da história, vamos memorizar o versículo.
A Oração de Jó
Na terra de Uz, morava um homem chamado Jó. Ele era bom e honesto, temia a Deus e procurava não fazer nada que fosse errado.
Ele tinha sete filhos e três filhas e era dono milhares de ovelhas, camelos, bois... muitos empregados. Era o homem mais rico de todo o Oriente.
Os filhos de Jó gostavam de se reunir em família e davam banquetes. Quando os banquetes terminava, Jó oferecia sacrifícios a Deus para purificar seus filhos do pecado.
Mas, certo dia, Satanás falou para Deus que Jó só o adorava porque tinha uma vida boa e era protegido. Que era pra Deus tirar tudo que Jó tinha e ele o amaldiçoaria.
Então, Deus permitiu que Satanás tirasse tudo o que Jó tinha.
De repente, os sabeus e caldeus atacaram mataram os empregados e levaram Tudo o que Jó tinha.
Depois, veio um vento tão forte que derrubou a casa em cima dos filhos de Jó e todos eles morreram.
Jó ficou tão triste que rasgou as suas roupas e raspou a cabeça. Depois ajoelhou-se, encostou o rosto no chão e adorou a Deus.
E disse: – Nasci nu, sem nada, e sem nada vou morrer. Deus me deu, Deus tirou; bendito seja o nome do SENHOR! (Jó 1:21).
E apesar de tudo o que aconteceu, Jó não pecou, nem pôs a culpa da tragédia em Deus.
Satanás ainda inconformado com a fidelidade de Jó com Deus, fez com que o corpo de Jó ficasse coberto de feridas horríveis, desde as solas dos pés até o alto da cabeça.
A mulher de Jó mandou que ele amaldiçoasse a Deus e morresse, Jó respondeu:
– Não diga bobagens, se recebemos de Deus as coisas boas, por que não vamos aceitar também as ruins? E apesar da doença, Jó não pecou, nem amaldiçoou a Deus.
Jó recebeu a visita de três amigos que ao vê-lo começaram a chorar e a gritar de tristeza, pois viram que ele estava sofrendo muito.
Jó e seus amigos (Elifaz, Beldade e Sofar) começaram a falar sobre os propósitos de Deus e sobre a culpa dos acontecimentos da vida, colocando em dúvida a sabedoria de Deus.
Mas, Deus os repreende, e Jó responde pedindo perdão Deus.
– “Eu reconheço que para ti nada é impossível e que nenhum dos teus planos pode ser impedido. Sou ignorante e falei de coisas que eu não compreendia, antes eu te conhecia só por ouvir falar, mas agora meus olhos te veem, estou envergonhado de tudo o que disse e me arrependo."
Mas, Deus mudou a situação de Jó e depois de orar por seus amigos, o SENHOR fez com que ele ficasse curado e mais rico que antes. Também foi pai de sete filhos e três filhas.
Jó ainda viveu cento e quarenta anos, o bastante para ver netos e bisnetos.
E morreu bem velhinho e feliz.
Conclusão
Nós também podemos passar por provações como as Jó: enfrentar uma doença ou a morte de alguém que amamos, ter a casa destruída, e quando essas coisas acontecerem não podemos colocar a culpa em Deus, mas precisamos acreditar que nada é impossível para Ele e orar pedindo sua ajuda.
Atividade
Acesse a postagem com as ATIVIDADES desta lição.
Oração
Você ou sua família está passando por algum problema? Vamos orar para papai do céu ajudar a resolver.
Papaizinho querido, eu aprendi que para ti nada é impossível, não deixe que o inimigo toque em minha família e me ajude a ser fiel a ti em qualquer situação. Em nome de Jesus. Amém!!!
0 Comentários
Gostou do artigo? Deixe seu comentário e compartilhe com outras pessoas.