As bem-aventuranças do cristão
Bem-aventurados os humildes de espírito, porque deles é o reino dos céus. Bem-aventurados os que choram, porque eles serão consolados. Bem-aventurados os mansos, porque eles herdarão a terra. Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça porque eles serão fartos. Bem-aventurados os misericordiosos, porque eles alcançarão misericórdia. Bem-aventurados os limpos de coração, porque eles verão a Deus. Bem-aventurados os pacificadores, porque eles serão chamados filhos de Deus. Bem-aventurados os que são perseguidos por causa da justiça, porque deles é o reino dos céus. Bem-aventurados sois vós, quando vos injuriarem e perseguiram e, mentindo, disserem todo mal contra vós por minha causa. (Mateus 5:3-11)
O sermão do Monte é o primeiro de uma série de cinco discursos sobre a vida cristã tanto presente quanto futura. A peculiaridade das bem aventuranças registradas em Mateus é que elas estão diretamente relacionadas ao Reino dos céus e as bênçãos prometidas se devem à presença e atividade de Jesus, são orientações ditas por Cristo, que nos convida a viver segundo suas instruções, nos fazendo uma promessa de felicidade:
- Humildade “os humildes de espírito”(Mt 5:3) – Despidos de orgulho e sensíveis ao ministério de Deus a seu favor.
O Espírito do Senhor Deus está sobre mim, porque o Senhor me ungiu para pregar boas-novas aos mansos; enviou-me a restaurar os contritos de coração, a proclamar liberdade aos cativos, e a abertura de prisão aos presos. (Isaías 61:1)
- Sensibilidade "os que choram” (Mt 5:4) – sensível em relação ao pecado pessoal e misericordioso uns com os outros.
Ele me enviou para anunciar que chegou o tempo em que o SENHOR salvará o seu povo, que chegou o dia em que o nosso Deus se vingará dos seus inimigos. Ele me enviou para consolar os que choram. (Isaías 61:2)
- Docilidade “aos mansos" (Mt 5:5) – Demonstração de autocontrole e submissão, domínio próprio sobre as situações controvérsias da vida.
Ao contrário, esteja no ser interior, que não perece, beleza demonstrada num espírito dócil e tranquilo, o que é de grande valor para Deus. (1Pedro 3:4)
- Obediência “fome e sede de justiça" (MT 5:6) – Desejo de ouvir e obedecer a palavra do Senhor. Sedentos em buscar, conhecer e fazer a vontade de Deus.
porque ele sacia o sedento e satisfaz plenamente o faminto. Salmos 107:9
- Empatia “ os que são misericordiosos" (Mt 5:7) – Aperfeiçoamento da fé para ir ao encontro das necessidades dos outros.
Os vizinhos e parentes ouviram falar da grande bondade do Senhor para com Isabel, e todos ficaram alegres com ela. (Lucas 1:58)
- Santidade “limpos de coração” (MT 5:8) – Estilo de vida santificados, inclusive em pensamentos e ações.
Aquele que é limpo de mãos e puro de coração; que não entrega a sua alma à vaidade, nem jura enganosamente. Este receberá do Senhor uma bênção, e a justiça do Deus da sua salvação. (Salmos 24:4-5)
- Reconciliação “os pacificadores" (MT 5:9) – Não se vingar das injustiças sofridas, mas agir com justiça, buscando sempre o perdão e a harmonia nos relacionamentos.
No que depender de vocês, façam todo o possível para viver em paz com todas as pessoas. (Rm 12:18)
- Comprometimento "perseguidos por causa da justiça” (MT 5:10) – Lealdade firme e inquebrantável com a palavra de Deus.
Foi para isso que Deus os chamou, por meio do evangelho que anunciamos, a fim de que vocês tomem parte na glória do nosso Senhor Jesus Cristo. Portanto, irmãos, fiquem firmes e guardem aquelas verdades que ensinamos a vocês tanto nas nossas mensagens como na nossa carta. (2Ts 2:14-15)
- Paciência “injuriados e perseguidos” – Disposição para suportar sofrimentos.
Se vocês suportarem sofrimentos injustos, sabendo que esta é a vontade de Deus, ele abençoará vocês por causa disso. Pois, se vocês fazem o mal e são castigados, qual é o merecimento de suportarem com paciência o castigo? Mas, se vocês sofrem por terem feito o bem e suportam esse sofrimento com paciência, Deus os abençoará por causa disso, pois foi para isso que ele os chamou. O próprio Cristo sofreu por vocês e deixou o exemplo, para que sigam os seus passos. (1Pe 2:19-21)
Bem-aventurados ou felizes são aqueles que seguem os ensinamentos do Senhor que vive de acordo com seus preceitos. o fato de o crente viver ou não em sujeição não afeta a soberania de Deus, sua obediência ou a falta dela simplesmente determina o tipo de subordinado ao Reino que o crente é.
0 Comentários
Gostou do artigo? Deixe seu comentário e compartilhe com outras pessoas.