Resenha | Um lugar bem longe daqui – Delia Owens
Um lugar bem longe daqui (Where the crawdads sing), é o primeiro romance de Délia Owens, a obra narra a vida de Catherine Danielle Clark (Kya), mais conhecida como “a menina do brejo”. A autora intercala as cenas entre o presente, com a investigação de um possível assassinato, e o passado, que narra o crescimento solitário de Kya.
Kya era a caçula de cinco irmãos, vivia com a família, totalmente desestruturada devido ao alcoolismo do pai, em um lugar considerado pelas pessoas da época, como a escória, o lixo da sociedade. Ao seis anos foi abandonada pela mãe, posteriormente pelos irmãos e em seguida pelo pai, Kya continuou morando sozinha no barracão da família no brejo, que não tinha, se quer, luz elétrica, passando por dificuldades e sofrendo com a solidão e o preconceito do povoado de Barkley Cove.
Na adolescência foi novamente abandonada, assim, a solidão, as gaivotas e o brejo se tornaram sua família. Continuo estudando sozinha e pesquisando o brejo, que era sua vida. E, aos poucos, foi sobrevivendo e conquistando o espaço onde ninguém jamais diria que a rejeitada “menina do brejo" alcançaria. Já adulta, foi envolvida no assassinato do, “astro do futebol americano e ídolo da cidade", o jovem rico e bonito, Chase Andrews, o que trouxe um pouco de suspense a história.
A obra aborda um drama melancólico, retratando o preconceito pela classe baixa e o racismo de toda uma sociedade, exposto claramente pela autora nas diversas humilhações sofridas por Kya e pelos negros do povoado de Barkley Cove. Um lugar bem longe daqui possui um trama envolvente, que te faz reviver cada cena, absorvendo completamente sua atenção, na ânsia de saber o que vem depois de cada acontecimento.
Título: Um lugar bem longe daqui
Autor: Delia Owens
Editora: intrínseca (2019)
Páginas: 336
2 Comentários
A história, possui um enrendo envolvente, que te prende do início ao fim, me emocionei muito pela saga da Kya, um livro que vale muito ser lido.
ResponderExcluirVale a pena mesmo amiga, história emocionante.
ExcluirGostou do artigo? Deixe seu comentário e compartilhe com outras pessoas.