28 Citações do livro Mulherzinhas - Louisa May Alcott
Mulherzinhas (Little Women no original) de Luisa May Alcott é um livro autobiográfico publicado em 1868. Narra a história de quatros irmãs entre 1861 e 1865 durante a Guerra Civil Americana. Foi uma das minhas leituras do mês de março, separei algumas das citações que identifiquei como mais marcantes do livro:
[...] embora a gente queira ser boa, é difícil e nos esquecemos, e não fazemos o melhor que podemos.
Quando se sentirem insatisfeitas, pensem em tudo que têm e fiquem gratas.
[...] o amor afasta o medo e a gratidão pode vencer o orgulho.
Você está ficando um tanto convencida, querida, e já é tempo de começar a corrigir isso. Você tem uma porção de pequenos talentos e virtudes, mas não há necessidade de exibir isso, porque a presunção estraga até o maior gênio.
[...] nunca se canse de tentar, e nunca ache que é impossível vencer seu problema.
[...] todos temos nossas tentações e freqüentemente passamos a vida inteira procurando vencê-las.
E o amor, respeito e confiança de minhas filhas era a recompensa mais doce que eu poderia receber por meus esforços para ser a mulher que gostaria que elas imitassem.
[...] precisa manter-se atenta ao seu “inimigo interior”, senão ele pode entristecer ou, até mesmo, arruinar sua vida.
Minha filha, os problemas e tentações de sua vida estão começando e podem ser muitos, mas você pode vencê-los a todos e sobreviver a eles, se aprender a sentir a força e a ternura de nosso Pai Celestial, da mesma forma como você sente a de seu pai terreno. Quanto mais o amar e confiar Nele, mais próxima se sentirá Dele e menos dependerá do poder e da sabedoria humanos.
Seu amor e cuidado jamais se cansam ou mudam, jamais podem ser tirados de você; tornam-se fonte de paz, felicidade e força para a vida inteira.
Edições do livro mulherzinhas |
[...] busque a Deus, com todas as suas pequenas preocupações, esperanças, pecados e dores, de forma tão livre e confiante como você vem em busca de sua mãe.
Aprenda a saber qual é o elogio que vale a pena receber e a valorizá-lo e a despertar a admiração de pessoas excelentes, sendo recatada, além de bonita.
O dinheiro é uma coisa indispensável e preciosa e, quando bem usado, uma coisa nobre. Mas não quero que pensem que é o primeiro ou o único prêmio pelo qual se deve lutar. Prefiro ver vocês casadas com homens pobres, se forem felizes, amadas, se estiverem contentes, a serem rainhas sentadas em tronos, mas sem respeito próprio e sem paz.
É melhor serem solteironas felizes do que esposas infelizes, ou meninas com um comportamento reprovável, correndo de um lado para outro atrás de maridos.
[...] conforto de todos depende de cada qual fazer o que lhe cabe.
Não fique triste nem ansioso, mas cumpra seu dever e obterá sua recompensa.
[...] é sempre agradável quando alguém acredita em nós e o elogio de um amigo é sempre mais doce do que uma dúzia de louvores publicados nos jornais.
— Ter sempre esperança e se manter ocupada, este é nosso lema.
Tenha cuidado, muito cuidado, para não despertar a raiva dele contra você, porque a paz e a felicidade dependem de manter o respeito dele. Tenha cuidado, seja a primeira a pedir perdão, se ambos errarem, e evite as pequena mágoas, mal-entendidos e palavras apressadas que, muitas vezes, abrem o caminho para amargos pesares e arrependimentos.
— Esse é o espírito correto, querida; um beijo em troca de uma pancada é sempre melhor; embora, algumas vezes, não seja muito fácil dar esse beijo.
São os detalhes que revelam uma personalidade.
Ela começou a ver que o caráter é uma posse melhor do que dinheiro, posição, intelecto ou beleza e a sentir que, se a grandeza era, na definição de um sábio, “verdade, reverência e boa vontade”, então seu amigo Friedrich Bhaer não era apenas bom, mas grande.
Você é como o ouriço da castanha, espinhoso por fora, mas macio feito seda por dentro e com uma semente doce, embora difícil de alcançar. O amor fará você mostrar seu coração, algum dia, e então o ouriço duro vai cair.
Porque a pobreza enriquece aqueles que vivem acima dela e é um passaporte seguro para os espíritos verdadeiramente hospitaleiros.
A terra não tem nenhuma dor que o céu não possa cura.
É Deus quem dá corda em você, e você vai funcionando até que Ele o faz parar.
Seja digna do amor, e o amor virá.
[...] ambos aprendiam que a beleza, a juventude, a boa sorte e até mesmo o amor não podem evitar a preocupação e a dor, a perda e o sofrimento, mesmo entre os mais abençoados, porque: Em cada vida deve cair alguma chuva, Alguns dias devem ser sombrios, tristes e monótonos.
Não desanime, tenha esperanças, continue feliz.
0 Comentários
Gostou do artigo? Deixe seu comentário e compartilhe com outras pessoas.