Floresça onde Deus te plantou
Abrão ficou na terra de Canaã, e Ló foi morar nas cidades do vale. (Gênesis 12:13)
Abraão e Ló eram parentes, viviam no mesmo lugar, mas, para evitar contendas resolveram se separar e Abraão deu a oportunidade para que Ló escolhesse o lugar para onde queria ir. Então, Ló viu que as campinas do Jordão eram verdes e bonitas, aparentemente, um local próspero para recomeçar, feita sua escolha, Abraão ficou com o lado oposto, a terra de Canaã, um lugar considerado como deserto circundante.
Ló escolheu pela aparência, sem consultar a Deus qual seria o melhor a fazer, e mesmo estando em um lugar onde a terra era boa, não floresceu, fracassou ao se corromper em Sodoma. “Ló olhou em volta e viu que o vale do Jordão, até chegar à cidade de Zoar, tinha bastante água. Era como o Jardim do SENHOR ou como a terra do Egito. [...] Ló foi acampando até chegar a Sodoma"(Gênesis 13:10,12). Ele deve ter olhado e observado que o outro lado as terras eram áridas, solo seco e pensado: “prosperar aqui será difícil, melhor ir para o outro lado”. E foi, justamente, neste solo seco que Abraão se estabeleceu e conforme a vontade de Deus prosperou. “E disse o Senhor a Abrão, depois que Ló se apartou dele: Levanta agora os olhos, e olha desde o lugar onde estás, para o norte, para o sul, para o oriente e para o ocidente; porque toda esta terra que vês, te hei de dar a ti, e à tua descendência, para sempre. Levanta-te, percorre esta terra, no seu comprimento e na sua largura; porque a darei a ti" (Gênesis 13: 14-15,17).
Leia também: A porta que Deus abre ninguém fecha
Percebe que não é o lugar ou as circunstâncias que define a vitória ou fracasso, mas nossas escolhas e atitudes. Da mesma forma que Ló e Abraão, Adão fracassou no paraíso, mas Jesus venceu no deserto. Quantas vezes, procrastinamos pelo local onde fomos estabelecidos e nos prostramos ao entrar no deserto ou seguimos na direção oposta a Deus. Às vezes, Deus não vai te livrar de entrar do deserto, mas Ele vai te conceder capacidade e forças para passar por ele. O nosso problema é focar nas aparências, e não no sobrenatural de Deus; nosso erro é examinar a situação e concluir a analise sem antes permitir que Deus a analise e conclua por nós; fracassamos quando deixamos Deus do lado de fora da situação e fazemos nossas próprias escolhas, florescemos quando deixamos que Deus seja o centro de nossas vidas, e nos guie na direção certa.
Floresça onde Deus te plantou! Não fique esperando estar nas campinas para poder crescer, dar flores e frutos. Busque o adubo da sua terra em Deus que tem um propósito para cada um de nós, e verás seu deserto se transformar num oásis. Florescer significa sair do comodato, parar de resmungar, perseverar e começar a agir, jogar nutriente na sua terra para que a planta cresça até dar flores; é escolher ser luz, mesmo em meio às trevas; é ser sol em meio a tempestade; é fazer o bem diante da maldade; é persistir quando a vontade é desistir; é oferecer o melhor de si, mesmo quando as circunstâncias não são favoráveis.
Acesse: Sorria para a vida! A alegria do Senhor é tua força
A mensagem para você hoje é: Tudo o que é plantado, conforme a vontade de Deus, floresce. “Aparecem as flores na terra, o tempo de cantar chegou” (Cantares 2:12). "O deserto se alegrará, e crescerão flores nas terras secas; cheio de flores, o deserto cantará de alegria" (Isaías 35:1-2a). Deixa Deus regar sua planta. Chegou a hora de você florescer!
0 Comentários
Gostou do artigo? Deixe seu comentário e compartilhe com outras pessoas.