Controlando a ansiedade
A ansiedade é vista por muitos estudiosos como o mal do século, e grande parte dessa ansiedade vem do medo e das preocupações, além da competição que há entre as pessoas em decorrência da amplo apego às redes sociais que desperta o desejo de ser igual ou superior ao outro, gerando uma elevada aflição consigo mesmo.
Veja também: Como superar o medo?
Ás vezes, controlar essa ansiedade sozinho não é fácil, principalmente, quando ela se torna extrema e desesperadora, e neste caso, é necessário a ajuda de um profissional. Mas, há um socorro que vem do céu, do Todo-Poderoso, daquele que acalenta corações e cura as inquietações da alma, por isso devemos “lançar sobre ele toda a ansiedade, porque ele tem cuidado de cada um de nós” (1 Pedro 5:7). Então, como controlar toda essa ansiedade vivendo em tempos tão difíceis? A palavra de Deus, que é viva e eficaz, tem a resposta:
1 . Buscando a Deus em oração – "Por isso eu digo: peçam e vocês receberão; procurem e vocês acharão; batam, e a porta será aberta para vocês. Porque todos aqueles que pedem recebem; aqueles que procuram acham; e a porta será aberta para quem bate” (Lucas 11:9-10 LAT). A oração é a chave que destrói o muro entre você e Deus, e Ele está disponível para responder as suas petições, e curar as emoções que te ferem, basta apenas uma decisão sua de procurá-lo, de bater à sua porta e dizer: Eis me aqui, Senhor!
2. Confiando em Deus – “Sem fé ninguém pode agradar a Deus, porque quem vai a ele precisa crer que ele existe e que recompensa os que procuram conhecê-lo melhor” (Hebreus 11:6 LAT). Infelizmente, a ansiedade gera um bloqueio, que impede o ser humano de enxergar o maravilhoso agir de Deus, e nos tornamos céticos, entretanto, para buscar a Deus é necessário que confie no seu poder de fazer tudo o que não podemos fazer. Crer que ele pode converter o desespero em paz, arrancando as aflições que atormentam a alma trazendo o refrigério a vida. É fixar os olhos no Senhor e afirmar com convicção: Deus, eu confio em ti!
Acesse: Confiando na providência divina
3. Aliviar o peso da ansiedade com Jesus – “Venham a mim, todos vocês que estão cansados de carregar as suas pesadas cargas, e eu lhes darei descanso” (Mateus 11:28 LAT). Várias vezes, Jesus, exorta sobre “não andar ansiosos”, mas essa é uma geração estressada e caótica que vive sob tensão física e emocional. Por isso, depois de buscá-lo e confiar nele, é preciso lançar aos cuidados dEle todo peso extra que está aprisionando o seu ser, o deixando ansioso, cansado e desanimado. Jesus te dará o descanso que necessita, pois ele traz alívio a alma do aflito. Vá até Cristo e diga: Jesus, eu preciso de ti! Vem em meu socorro e alivia a minha carga, pois ela está pesada demais.
Veja: Superando o desânimo
Apesar de sabermos que de nada adianta ficar ansioso por coisa alguma, mesmo assim, ficamos. Jesus disse: “Não estejais ansiosos quanto à vossa vida”; “Ora, qual de vós, por mais ansioso que esteja, pode acrescentar um côvado à sua estatura”; Não vos inquieteis, pois, pelo dia de amanhã” (Mateus 6:25, 27, 3a LAT). Não nos preocuparmos com o porvir, é a orientação de Jesus, não quer dizer que não devemos planejar o futuro, mas colocar toda as nossas expectativas unicamente nisso, quando assim o fazemos, deixamos de aproveitar o presente. É hora de entregar o controle de sua vida a Deus, fale de suas necessidades, e Ele trará alivio a sua bagagem. A mensagem para você é: “Não andeis ansiosos por coisa alguma; antes em tudo sejam os vossos pedidos conhecidos diante de Deus pela oração e súplica com ações de graças” (Filipenses 4:6 ALM).
0 Comentários
Gostou do artigo? Deixe seu comentário e compartilhe com outras pessoas.