Lição 04 – Sansão: consagrado ao Senhor (Juízes e Reis de Israel)
Base bíblica juízes 13 e 16
Objetivos: Compreender que nossa força está na fé Deus
Versículo para decorar: “O Senhor é a força da minha vida." (Salmos 27:1b)
Louvores: Fortão do cabelão, Consagrado ao Senhor
Revisão da lição 3: Gideão e o exército de 300 homens
Quebra-gelo: O poder da oração
Material: Uma tigela com pipoca já preparada e outra com milho de pipoca.
Aplicação: Pergunte as crianças se elas preferem o milho ou a pipoca? (Claro que vão responder a pipoca, deixe para servir a pipoca no fim da aula). Se deixar esse milho aqui até a aula acabar ele vai se transformar em pipoca? Em seguida, pergunte se elas sabem o que faz o milho se transformar em pipoca (o óleo, o calor, etc). Quando nós desobedecemos a papai do céu, ficamos sozinhos loge dEle e não temos força. Mas quando ficamos pertinho dele nos transformamos em pessoas fortes e vitoriosas. Vamos conhecer um homem que era muito forte, mas desobedeceu a Deus e perdeu sua força.
Introdução – Sansão: consagrado ao Senhor
Há muitos anos atrás, houve uma época em que o povo de Israel novamente foram desobedientes a Deus, e por isso Deus permitiu que eles fossem dominados pelos filisteus. Mas depois de quarenta anos de sofrimento, Deus escolheu um homem para libertá-los, ele foi consagrado a Deus assim que nasceu, seu nome era Sansão. Já ouviram falar de Sansão? Alguém aqui sabe qual era o poder dele? (Aguarde as respostas). Antes de conhecermos a história de Sansão, vamos decorar o versículo!
História Bíblica: Sansão e Dalila
Quando Sansão cresceu, ele ficou muito forte, e tinha os cabelos enormes. E ninguém o vencia. Os filisteus queria pegá-lo, mas, por causa da sua força não conseguiam. Sansão se apaixonou por uma mulher filistéia chamada Dalila.
Dalila pediu a Sansão: Conte para mim seu segredo, porque você é tão forte e como podemos amarrá-lo sem que você se solte?
Sansão respondeu: – Se me amarrarem com sete cordas de arco que ainda não secaram, eu ficarei fraco e não conseguirei me soltar.
Dalila contou aos filisteus e eles deram as cordas de arco para ela e se esconderam no quarto, depois que Dalila amarrou Sansão ela gritou: Sansão! Os filisteus estão chegando! E ele arrebentou as cordas de arco, como se fossem fios de linha.
Dalila falou a Sansão: – por que você mentiu para mim? Por favor, me diz como alguém pode amarrar você?
Sansão respondeu: – Se me amarrarem com cordas que nunca foram usadas, perderei minha força e não conseguirei desamarrar.
Os filisteus novamente se esconderam e Dalila pegou as cordas novas e amarrou Sansão, depois gritou: Sansão! Os filisteus estão chegando! Sansão ao ouvi-la, arrebentou as cordas novas com facilidade.
Dalila disse: Você continua caçoando de mim. Me diz como alguém pode te vencer. Sansão respondeu: – Se você tecer num tear as sete tranças do meu cabelo e prendê-las com um prego, conseguirão me vencer.
Então, Dalila fez Sansão dormir e traçou seus cabelos num tear e prendeu as tranças com um prego, depois gritou: – Sansão! Os filisteus estão chegando! Mas ele arrancou o prego e tirou o cabelo do tear.
Ah, Sansão! Você não me ama de verdade, porque já me vez de boba por três vezes. E ela continuou pergunto isso a Sansão por muitos dias, até que ele não aguentou mais e revelou seu segredo.
Ele disse: Eu fui consagrado a Deus desde que nasci. Se cortar meu cabelo perderei minha força e então serei vencido.
Dalila fez com que Sansão dormisse no seu colo e chamou um homem e ele cortou o cabelo de Sansão. E daí, Dalila gritou: – Sansão! Os filisteus estão chegando! Quando Sansão se levantou, estava fraco pois o SENHOR o havia abandonado.
Ela chamou os filisteus, e eles furaram os olhos de Sansão e o levaram como prisioneiro, para ser escravo em Gaza.
Os filisteus deram uma festa para comemorar a prisão de Sansão. E mandaram buscar Sansão para que vissem a comemoração deles e o colocaram entre as colunas do templo.
O cabelo de Sansão estava crescendo novamente. Ele orou: Senhor, lembre-se de mim. Devolva-me a força pela última vez.
Então Sansão agarrou as colunas do templo e empurrou com toda força derrubando todo o templo. Os filisteus foram vencidos. Deus ouviu a oração de Sansão e lhe devolveu a força e lhe deu a última vitória.
Conclusão
O que nos podemos aprender com a história de Sansão, que nossa força está em Deus. Sansão desobedeceu e ficou longe de Deus, perdeu sua força. Quando desobedecemos a papai do céu ficamos longe dele e nos tornamos fracos. Mas, Sansão se arrependeu e orou a Deus. Quando pecamos devemos orar e pedir perdão a papai do céu. Quanto mais perto de Deus estivermos mais forte seremos.
Atividade
Oração final
Incentive as crianças a orarem, peça a uma delas para fazer a oração final, agradecendo pelo que foi aprendido.
0 Comentários
Gostou do artigo? Deixe seu comentário e compartilhe com outras pessoas.