Lição 3 – Gideão e o exército de trezentos homens (Juízes e Reis de Israel)
Base Bíblica Juízes 6-7
Objetivos: Aprender a confiar em Deus para não temer diante dos obstáculos.
Versículo para decorar: “Quando estou com medo, eu confio em ti, ó Deus Todo-Poderoso”. (Salmos 56:3).
Louvores: Por Deus e por nossa nação
Revisão da lição 2: Josué e as muralhas de Jericó
Quebra-gelo: Caixa do medo
Introdução da aula
Depois que Josué e todos daquela geração morreram, seus descendentes esqueceram de tudo o que o Senhor havia feito pelo povo de Israel. E começaram a seguir e adorar outros deuses e abandonaram a Deus. E sempre que eles saiam para lutar o SENHOR não os ajudava, então a situação do povo começou ficar muito difícil. Por isso, Deus deu, mais uma vez, líderes chamado juízes para os salvarem (Juízes 2:7-16). O juiz da nossa lição de hoje foi um homem muito corajoso chamado Gideão. Mas, antes de falarmos sobre ele, vamos decorar o versículo.
O povo de Israel estava pecando contra Deus, e por isso, o SENHOR permitiu que o povo de Midiã os dominassem durante sete anos. Os israelitas ficavam escondidos em cavernas e montanhas, pois os midianitas eram muito, muito fortes e todas as vezes que eles plantavam, os midianitas e amalequitas atacavam e destruíam suas plantações, matavam os animais, não deixavam nada para os Israelitas sobreviverem. O povo de Israel não podia contê-los, porque além de fortes eles eram muitos. Então o povo pediu socorro a Deus, e o SENHOR os ouviu.
Parte 1 - O chamado de Gideão (Jz 6:11-24)
Gideão estava malhando trigo escondido, para que os midianitas não o vissem. Foi quando apareceu o Anjo do SENHOR e disse: “Você é corajoso, e o SENHOR está com você! Vá com toda a sua força e livre o povo de Israel dos midianitas”. Mas Gideão falou: “Mas, eu sou fraco e sem importância não posso fazer isso”. O SENHOR disse: “Você pode fazer porque eu vou te ajudar”.
Parte 2 - Gideão destrói o altar de Baal (Jz 6:25-40)
Parte 3 - Gideão e os trezentos vence os midianitas (Jz 7:1-22)
Mas, Deus disse que ainda tinha muita gente e mandou Gideão levar os homens para beber água no rio e quem usar as mãos para beber água ficará, mas quem se ajoelhar para beber deverá ser dispensado. E apenas trezentos homem usaram as mãos para beber água. E por fim, Deus disse que com esses trezentos homens eles seriam vitoriosos e todos os outros voltaram para casa.
Naquela noite Deus mandou que ele atacasse o acampamento dos midianitas, mas Gideão teve medo. Então, Deus falou para ele descer até o acampamento dos midianitas para ouvir o que eles estavam conversando e assim ele teria coragem. Os midianitas eram muitos e estavam todos espalhados. Gideão foi se escondendo para que ninguém o visse e ouviu dois homens falando sobre um sonho que um deles teve e que o sonho significava que Deus iria entrega-los a Gideão. Depois de ouvi-los, Gideão não teve mais medo e ali mesmo adorou a Deus. Depois, voltou ao seu acampamento e mandou seus homens se levantarem, pois, o SENHOR Deus entregou o exército dos midianitas nas mãos deles.
Gideão dividiu os trezentos homens em três grupos e deu a cada homem uma corneta e um jarro com uma tocha dentro. E disse: quando eu chegar perto do acampamento inimigo, façam o que eu fizer. Quando eu e o meu grupo tocarmos as cornetas, vocês deverão tocar também e gritar “Pelo SENHOR e por Gideão!”
Conclusão
Na nossa vida também surgem muitos problemas, assim como o povo de Midiã, era um problema para os Israelitas, mas quando obedecemos a Deus e seguimos somente a ele como Gideão fez, Deus nos socorre. Gideão estava com medo dos midianitas, mas ele confiou que Deus o ajudaria, e obedeceu as ordens do Senhor, e por isso, eles foram vitoriosos.
Atividade
Oração final
Papai do céu, obrigada por nos ensinar a confiar em ti, ás vezes, nós temos medo, mas sabemos que o Senhor cuida de nós, para que tenhamos coragem, assim como foi com Gideão. Nós leve para casa debaixo de sua santa proteção. Amém
0 Comentários
Gostou do artigo? Deixe seu comentário e compartilhe com outras pessoas.