Lição 04 – Daniel, um jovem fiel a Deus (Série Profetas)
Plano de Aula
Base bíblica: Daniel 1 e 2
Objetivos
- Compreender que precisamos ser sempre fiéis a Deus obedecendo sua palavra;
- Incentivá-los a ter momentos diários para falar com Deus.
Versículo para memorizar
“Daniel decidiu não se contaminar”. (Daniel 1:8)
Recursos visuais
Fantoches (utilize rolo de papel higiênico para confeccionar os personagens e tbt para fazer as roupas) ou imprima imagens para contar a história.
Avaliação
Utilize jogos, brincadeiras, caixa de perguntas, atividade impressa.
1. Acolhimento
Receba os alunos com alegria e animação, faça chamada.
2. Oração Inicial
3. Louvores
Obedecer (Diante do trono), Leia a Bíblia e faça oração (Três palavrinhas)
4. Revisão da lição 03: O chamado do Profeta Ezequiel
Qual o nome do profeta que Estudamos na lição anterior? O profeta Ezequiel. Lembram o que foi que Deus entregou a ele e depois mandou que comesse? Um rolo. E esse rolo era doce ou amargo? Era doce.
5. Quebra-gelo: Separados do mundo
Materiais
- 01 copo descartável transparente;
- 02 recipiente - um com água e outro com óleo.
Procedimento
1⁰ copo vazio (o mundo) – Pegue o copo e explique que representa o mundo.
2⁰ recipiente com água (água da vida) – Em seguida pegue recipiente com agua fale que ele representa a água da vida que é Jesus. Vai colocando a água aos poucos no copo vazio e fale que Deus envia pessoas para oferecer a água da vida para o mundo.
3⁰ recipiente com óleo (pecado) – Na sequência, pegue o recipiente com o óleo e fale que representa todas as coisas que o diabo usa para contaminar o mundo: mentira, violência, inveja... Depois despeje o óleo na água e misture, dizendo que isso é o que o diabo quer contaminar o mundo com sua sujeira e fazer as pessoas pecarem.
Mas o cristão que tem a água da vida, Jesus, em seu coração, mesmo que o inimigo tente ele não vai se contaminar com sua sujeira, pois decidiram obedecer a Deus.
6. Introdução da lição
Hoje vamos conhecer um profeta que não se contaminou com a sujeira do mundo. Ele decidiu ser fiel a Deus, obedecendo a sua Palavra. O nome dele é Daniel e na Bíblia também tem um livro com seu nome, fica lá no Antigo Testamento.
Veja a lição anterior: Lição 03 - O chamado do profeta Ezequiel
7. História Bíblica Infantil – Daniel, um jovem fiel a Deus (Série Profetas de Deus)
Um certo dia, um rei chamado Nabucodonosor atacou Jerusalém, e levou algumas pessoas de Israel como prisioneiros para a Babilônia. Entre essas pessoas capturadas estavam quatro amigos: Daniel, Hananias, Misael e Azarias.
Chegando na Babilônia, o rei mandou o chefe de serviços do palácio escolher entre os prisioneiros os jovens bonitos e inteligentes, e treiná-los durante três ano para servir no Palácio. O jovens teriam que aprender a língua da Babilônia e estudar sua cultura, e também, teriam que comer a mesma comida e beber o mesmo vinho do rei. Pra começar o chefe do palácio trocou o nome dos quatros amigos para: Beltessazar, Sadraque, Mesaque e Abede-Nego. Vocês alguma vez já ouviram algum desses quatro nomes?
Mas a comida e o vinho do rei eram impuros, pois provavelmente, era oferecidos a ídolos. E Daniel só adorava a Deus, por isso, ele resolveu que não iria se contaminar e pediu ao chefe dos serviços para deixar que ele e seus amigos comessem apenas legumes e tomassem apenas água. Vamos repetir a decisão de Daniel! (Momento de memorizar o versículo)
Daniel decidiu na se contaminar. Daniel 1:8 |
Mas, o chefe tinha medo do rei, daí Daniel propôs um acordo: eles comeriam legumes e beberiam apenas água durante dez dias e depois disso comparasse eles com os outros jovens que estavam comendo a comida do rei. Se estivessem fracos e com cara de doentes, o chefe poderia fazer com eles o que quisesse. Então, ele concordou.
O que será que aconteceu depois que se passaram os dez dias? Será que os quatro amigos estavam magrelos e doentes? Aconteceu que Deus abençoou Daniel por ser fiel e obediente. Sabem como? Depois de passados dez dias, Daniel e seus amigos estavam mais fortes e sadios que todos os outros que comiam a comida do rei. Quem aqui é obediente?
E Deus também deu sabedoria ao quatros amigos, porém a Daniel ele também deu o dom de explicar sonhos e visões. E depois de três anos de treinamento todos os jovens que estavam sendo treinados foram levados a presença do rei e nenhum outro jovem tinha mais conhecimento que Daniel e seus amigos, pois eles eram dez vezes mais inteligentes que todos os sábios da Babilônia.
Certa vez o rei Nabucodonosor teve um sonho, mas ninguém conseguiu decifrar. Então, Daniel e seus amigos oraram a Deus e Ele deu a resposta a Daniel, que foi até o rei e falou que seu sonho era sobre o futuro. O rei ficou tão impressionado que nomeou Daniel o governador da Babilônia. Daniel além de ser obediente, pedia orientação a Deus, por meio da oração.
8. Conclusão
Daniel foi um profeta de Deus justo e fiel. Mesmo estando longe de sua cidade, de sua casa, no meio de outro povo, ele não se contaminou com seus costumes, ele decidiu servir só a Deus, e também orava três vezes ao dia. Tempos depois Daniel foi jogado na cova dos leões porque se recusou adorar outros deuses e só adorava a Deus. E ele orou a Deus que o livrou. A oração é muito importante para ficarmos perto de Deus. Precisamos ser obedientes e ter uma vida de oração como a de Daniel.
Veja também a lição Daniel na cova dos leões
9. Atividade
10. Oração final
2 Comentários
Deus abençoe sua vida por compartilhar esse material tão valioso para o ensino dos pequenos!!!🙏
ResponderExcluirAmém!!
ExcluirDeus te abençoe!
Gostou do artigo? Deixe seu comentário e compartilhe com outras pessoas.