Adorando em meio às batalhas
“Josafá nomeou um coro para cantarem ao SENHOR e o louvarem pelo esplendor da sua santidade, marchando à frente do exército. Eles cantavam assim: “Louvem o SENHOR, pois o seu amor dura para sempre”. (2 Crônicas 20:21)
Josafá era filho de Asa, reinou em Judá por vinte e cinco anos, seu reino foi confirmado pelo Senhor. Era um rei temente ao Deus vivo, andava nos caminhos do Senhor. Não apenas rejeitou aos ídolos, como também, mandou derrubar todos eles, se recusou a praticar as mesmas obras de Israel, pois estavam desagradando a Deus e ainda deu ordens para que se ensinasse em toda Judá a Lei do Senhor e exortava o povo a fé e a obediência. Seu reino foi estabelecido por Deus com grande honra e riqueza (2 Crônicas 17;19).
Lendo esse pequeno esboço da história do rei Josafá, talvez você tenha deduzido que ele não temia a situações adversas, já que seu reino era firmado pelo Senhor. No entanto, não foi o que aconteceu, pois ao ficar sabendo que os Moabitas e Amonitas estavam indo guerrear contra ele, Josafá temeu: “Então informaram a Josafá: Um enorme exército está vindo de além do mar Morto. Josafá ficou com medo" (2 Crônicas 2-3). Com a história de Josafá podemos aprender muitas atitudes para superar o medo e vencer as batalhas da vida:
1. Josafá busca ao Senhor – Ele não apenas pediu ajuda em oração, mas convocou todo o povo de Judá a jejuar; homens, mulheres e crianças, diante do Senhor (2 Crônicas 20:3-4;13). Ao se deparar com uma situação que o deixou demasiadamente amedrontado, ao invés da lamentar e procrastinar ou afastar-se de Deus, ele optou por ficar mais perto do Senhor, pois Deus é socorro presente na hora do medo, da aflição e da angústia.
Leia: Troque a murmuração pela adoração
2. Submissão a Deus – Josafá confessa sua total dependência a Deus, e nEle espera por direção (2 Crônicas 20:12). Mesmo sendo próspero e abençoado, Josafá não confiou apenas em seu poder como rei, mas depositou toda confiança no Senhor, reconhecendo que sem Deus ele nada pode fazer e Deus o respondeu dizendo: “Não tenham medo! Não fiquem desanimados por causa deste exército poderoso! Pois a batalha não é de vocês, mas de Deus!" (2 Crônica 20:15). Quando reconhecemos a superioridade de Deus sobre nossas vidas, conseguimos descansar nEle, crendo que o melhor ele fará.
Veja também: Como superar o medo
3. Adorando em meio às batalha – Josafá põe um coral para louvar e adorar a Deus à frete de seu exército e segue para a guerra. Ele sabia que essa batalha seria humanamente perdida, mas para Deus toda batalha é possível de ser vencida. Por isso, ao invés de se desesperar ele optou por adorar e conquistou a vitória sem precisar lutar, pois o Senhor guerreou por ele (2 Crônicas 20:21-24). O louvor e a adoração são expressões que exaltam alegria em meio a desordem, paz em meio a guerra, coragem diante do medo. É a forma de dizer a Deus que apesar das circunstâncias adversas, continuamos crendo na força do seu poder.
Acesse também: Seja forte e corajoso
Ore incessantemente, busque ao Senhor com todo seu coração em todos os momentos de sua vida, não apenas nos dias maus, mas nos dias bons, dias de alegria. Louvem e adorem ao Senhor verdadeiramente pelo que ele é, e não apenas pelas bênçãos que ele pode proporcionar. Se você que está lendo essa mensagem sente-se amedrontado, angustiado, desanimado, em completo desespero, a reflexão que deixo pra você hoje é: “Não tenha medo! Não fique desanimado! Pois a batalha não é sua, mas de Deus!" (2 Crônica 20:15). “Louve o SENHOR, pois o seu amor dura para sempre”. (2 Crônicas 20:21)
0 Comentários
Gostou do artigo? Deixe seu comentário e compartilhe com outras pessoas.