Como preparar aula para Escola Bíblica Dominical
Uma das primeiras perguntas que surgem para o professor de EBD Infantil é: Como preparar uma aula criativa para chamar atenção das crianças? Por isso, esse é um dos ministérios onde se encontrar muita dificuldades em ter colaboradores. No entanto, tudo que fazemos pela primeira vez, de certa forma, é sempre mais difícil. Quem nunca sentiu aquele friozinho na barriga diante do primeiro desafio a ser cumprido?
Realmente esse é um ministério que exige muita dedicação, pois as histórias devem vir acompanhadas de recursos visuais. Se for para sala apenas com a revista em mãos, as crianças vão achar a lição entediante e ficarão desmotivadas. Por isso, há a necessidade da inovação em cada aula aplicada.
No entanto, se você tem um chamado, se sabe que esse é o seu dom, não desista apenas por achar difícil. Já ouvi pessoas dizendo que tem vontade de trabalhar com crianças, mas não querem, pois precisa preparar muitos recursos visuais e não sabem fazer. Ninguém nasce sabendo, é praticando que se aprende e persistindo que se evolui. Só não desista do seu dom, é tudo para o Senhor, Ele irá te capacitar para que você evolua a cada dia.
Pensando em situações como esta, e pelas quais também já passei quando iniciei no Ministério Infantil, compartilharei o planejamento que uso para preparar minhas lições. Então, se você tem dúvida ou não sabe como preparar uma aula para EBD, este artigo é para você. Confira!
Planejando a lição
1. Antes de iniciar ore – Comece, no mínimo, com cinco dias de antecedência. Antes do primeiro passo, ore a Deus pedindo discernimento. Para que possa fazer tudo conforme a vontade do Senhor, que é boa, perfeita e agradável. Com Deus na direção os objetivos serão alcançados. A oração Inicial é o momento de permitir-se ser usado por Deus. Em seguida, faça a leitura bíblica da história a ser narrada.
2. Leia o texto bíblico várias vezes – Esse é o momento de compreender o que exatamente Deus quer que seja ministrado aos pequeninos. Reflita versículo por versículo. É momento de silenciar o coração e deixar Deus falar.
3. Perguntas a si mesmo – Após a leitura e reflexão pergunte-se o que pode ser feito para que as crianças sintam-se tocadas pela história? Como você irá plantar a sementinha da palavra no coração delas? Qual recurso poderá ser utilizado para despertar o interesse das crianças? Todas essas indagações só poderão se respondidas por Deus, por isso, agora chegou o momento de se colocar em total dependência do Senhor.
4. Oração por sabedoria – A oração é a chave para encontrar as respostas para suas dúvidas, através dela que ficamos mais pertinho do Senhor. Coloque-se em completa disposição dele e permita-se ser instrumento em suas mãos. Peça a Deus sabedoria para que não seja uma aula preparada de acordo com o que você quer, mas conforme o que Deus quer transmitir as crianças. Após se colocar a disposição do Senhor, é momento de preparar o plano de aula.
5. Prepare o plano de aula – Este é o momento que você irá planejar passo a passo como será a aula, desde os objetivos a serem alcançados, as pesquisas sobre a melhor forma de contar a história, os recursos visuais que serão utilizados, quais os louvores mais adequados a serem cantados, enfim, é hora de colocar na teoria tudo que será realizado na prática. Para finalizar, prepare o cronograma a ser seguido durante a aula.
6. Faça o cronograma da aula – Essa é uma excelente forma de cronometrar o tempo de tudo que será aplicado na lição, para não deixá-la incompleta e conseguir atingir os objetivos constantes no plano de aula.
Após o planejar a lição, chegou a hora de montar o plano de aula. Acho extremamente importante, fazê-lo em todas as lições a serem aplicadas, também é uma forma de verificarmos tanto as ações que estão dando certo, quanto as que não estão.
Veja algumas lições completas passo a passo:
Como fazer um Plano de Aula
1. Texto bíblico – A história deve ser adaptada de acordo com a faixa etária da criança, normalmente as revistas já trazem histórias no formato infantil. Mesmo com a revista em mãos, eu prefiro escrever a história da forma que Deus tocou em meu coração. Mas, se optar por seguir a revista, não leia para a criança, tente memorizar, aos poucos você vai pegando o jeito. Narre de forma descontraída e utilize recursos visuais para ilustrar a lição. Quando a história estiver pronta, se ainda sentir-se acanhada para contá-la, treine em casa, ensaie entonação, usando vozes diferentes para cada personagens, faça os movimentos e expressões faciais, dando vida ao personagem, assim, se sentirá mais segura no dia da aula.
2. Objetivos – São as metas a serem cumpridas durante toda a aula. O que se almeja alcançar com a história a ser contada; os princípios que nortearão o aprendizado das crianças; o que as crianças precisam compreender do tema abordado.
3. Recursos visuais – Serão todos os recursos lúdicos a serem utilizados na lição para torná-la criativa e despertar o interesse da criança. Assim, a percepção visual é muito importante para a criança reter informações.
Narrar a história com imagens, fantoches, flanelógrafos, cenários, etc., irá despertar sua atenção e mantê-la atenta a aula. Além, de instigar a participação, pois elas querem pegar os recursos e fazem perguntas, o que faz a aula ser mais prazerosa. Portanto, use e abuse da criatividade!
4. Louvores – A escolha dos louvores é extremamente importante e devem ser selecionados conforme a idade da criança. Para o turminha do Infantil opte por louvores curtos, fáceis de memorizar e agitados, de preferência que tenha alguns passinhos coreográficos.
5. Dinâmica quebra-gelo – Esse é um excelente recurso para introduzir as lições, pois desperta o interesse e ajuda a desinibir a criança, principalmente os visitantes. As Dinâmicas também podem ser realizadas no fim da lição com objetivo de avaliar o aprendizado do aluno.
6. Avaliação – Esse é o momento de analisar se os objetivos definidos foram alcançados. Assim, deve ser aplicada uma avaliação no fim de cada lição, como: Dinâmicas, caixa de perguntas, dado de perguntas, confecção de algum personagem da lição, colagens, debates, quebra-cabeças, enfim, são inúmeras as opções, basta selecioná-las conforme a idade da criança.
Cronograma da aula
Cada um segue a aula da forma que melhor se adequa. Normalmente sigo a sequência descrita abaixo, às vezes troco a ordem da “revisão da lição anterior” com o “quebra-gelo” e o “versículo para memorizar” fica inserido na lição, no momento que é citado dentro da história, fazemos a memorização.
1. Acolhimento
2. Oração Inicial
3. Quebra-gelo
4. Revisão da lição anterior
5. Versículo para memorizar
6. História
7. Atividade
8. Oração final
9. Lanche
Espero que este artigo ajude você que está iniciado e a quem tem dificuldade em planejar uma aula, independente de qual seja sua dificuldade, continue tentando, pois é tudo para honra e glória do Senhor.
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2 Comentários
Olá Liliane
ResponderExcluirÓtima postagem, que Deus continue te usando, trabalhar no Ministério Infantil é bênção. Abraços.
Amém! Sim, uma benção. Plantar a sementinha do evangelho nos corações dos pequeninos e observar seu crescimento, é simplesmente maravilhoso. Obrigada pelo feedback. Deus te abençoe!
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