Lição 11 – Profeta Naum: Deus não tolera o pecado
Plano de aula
Base bíblica: livro de Naum.
Objetivos
- Entender que Deus não tolera o pecado;
- Saber que Deus é bom e perdoa o pecador que se arrepende.
Versículo para memorizar
“O SENHOR é paciente mas poderoso e não deixa os culpados sem castigo.” (Naum 1:3a)
Ideias de Recursos visuais
Leve fantoches para ilustrar a história.
Avaliação
Confeccione uma caixa para colocar perguntas (decore a caixa, para deixá-la mais atraente)
Veja aqui como preparar aula para a EBD infantil
Aplicação da lição
1. Acolhimento
Receba os alunos com alegria e animação, demonstre interesse em saber como foi a semana deles, apresente os visitantes a turma incentivando as crianças a darem boas vindas.
2. Oração Inicial
Ore agradecendo a Deus pelo cuidado durante a semana e pela presença de todos, entregando a lição para que seja dirigida pelo Senhor.
3. Louvores
Obedecer (Diante do trono); Pare (Três palavrinhas); Eu vou Obedecer (Pequenos Sábios)
4. Revisão da lição 10 – Profeta Miquéias: clamando por obediência
Na lição passada conhecemos um profeta que foi chamado por Deus para anunciar sua mensagem para um povo muito desobediente. Quem lembra o nome desse profeta? Miquéias. E qual o significativo do nome Miquéias? “Quem é como o Senhor”. Quem lembra qual era o nome das cidades onde Miquéias foi pregar? Samaria e Jerusalém.
5. Quebra-gelo: O pecado é tentador
Materiais:
–Bolacha recheada (um para cada participante)
–Sal
Procedimento
Antecipadamente, abra as bolachas e passe bastante sal no recheio e depois junte-as novamente. Mostre a bolacha para as crianças e fale como é gostosa e como é bonita toda decorada... Vou entregar uma bolacha a cada um, mas só coma quando eu mandar. Entregue uma bolacha a cada participante. Após todos terem recebido peça para comerem. Pergunte o que acharam, todos vão detestar.
Aplicação prática
O pecado é atraente assim como essa bolacha, que parecia está deliciosa, mas depois que experimentamos ele nos deixa cheio de amargura e tristeza, as vezes destrói a vida. Por isso precisamos nos manter longe dele, ficando pertinho de Deus, pois o Senhor nos ajuda a vencer as tentações.
Veja também outras dinâmicas sobre o pecado.
6. Introdução da lição
Há muitos tempotambém, o povo de uma cidade chamada Nínive, não resistiu à tentação do pecado e por isso, foi castigada por Deus. Vamos ver como tudo aconteceu!
Havia um profeta que foi chamado por Deus para anunciar sua mensagem a Nínive, essa era a mesma cidade que o profeta Jonas tinha sido enviado. Lembram do profeta Jonas, aquele que fugiu de Deus para não obedecer sua ordem, e acabou sendo engolido por um peixe e fugiu?
O profeta que vamos conhecer hoje também foi enviado para Nínive, assim como Jonas, mas esse profeta não fugiu ele obedeceu a Deus. E seu nome é Naum.
7. Lição Bíblica Infantil: Profeta Naum: Deus não tolera o pecado
Sabem o que significa o nome Naum? Significa “consolador”. Ele nasceu numa cidade chamada Elcós que fica lá em Israel, era um homem que sabia que Deus é poderoso e superior a tudo que existe e o único que deve ser adorado.
Quando Jonas pregou em Nínive o povo se arrependeu, mas depois de um tempo eles voltaram a ser maldosos e cometer muitos pecados. Por isso, o profeta Naum foi chamado por Deus para falar ao povo de Nínive que Deus é paciente, mas ele não tolera o pecado e também para dizer que Deus é bom, zeloso e consola o povo que está passando por dificuldades (v. 1:7).
O povo de Nínive continuava pecando e adorando outros deuses e Deus estava insatisfeito com essa atitude, eles eram maus e por isso eles seriam castigados. Vamos repetir comigo o versículo do da lição!
O SENHOR é paciente mas poderoso e não deixa os culpados sem castigo. (Naum 1:3a) |
Quando você faz uma coisa muito feia e desobedece papai e mamãe eles o coloca de castigo, pra você aprender que o que fez foi errado e não pode se repetir. Deus também é assim, quando as pessoas que ele tanto ama o desobedece ele castiga, para elas aprenderem que o pecado é errado, se arrependerem e não cometer mais a desobediência.
Daí, o profeta Naum foi até Nínive falar ao povo que Deus é justo e iria julgá-los por cometerem tantos pecados, eles eram cruéis, orgulhosos, adoravam a deuses pagãos e torturavam os israelitas. Até que um dia a cidade de Nínive foi invadida e destruída, pois não se arrependeram.
8. Conclusão
Deus é bom o tempo todo, ele é maravilhoso e quer nos ver bem e felizes, por isso ele cuida de cada um de nós. Mas, quando não obedecemos seus mandamentos ele nos corrige, para entendermos que estamos errados e não podemos mais continuar desobedecendo.
Então, toda vez que você pecar precisa pedir perdão a papai do céu e não cometer mais o pecado.
9. Atividade
Coloque dentro da caixa as perguntas da lição e perguntas de incentivo como:
Ganhou uma bala, ganhou um pirulito, ganhou um chocolate... Não esqueça de levar doces em quantidade suficiente para distribuir ao fim da aula.
Perguntas da lição:
Perguntas para colocar dentro da caixa
Qual o nome do profeta da lição de hoje?
Qual o nome da cidade onde ele nasceu?
Qual o nome da cidade onde ele foi profetizar?
Quem mandou Naum pregar em Nínive?
Por que Deus mandou Naum ir pregar em Nínive?
Qual foi o outro profeta engolido pelo peixe que também foi mandado para Nínive?
O que devemos fazer quando pecamos?
Por que Deus castigou a cidade de Nínive?
10. Oração final
Meu Deus, só o Senhor é digno de receber louvor e adoração. Senhor, nos perdoe por nossos pecados e por tudo que fizemos e que não te agrada. Me ajude a te obedecer. Em nome de Jesus, amém!
0 Comentários
Gostou do artigo? Deixe seu comentário e compartilhe com outras pessoas.