Lição 8 – Profeta Obadias, o mensageiro de Deus para as nações
Plano de Aula
Base bíblica: livro de Obadias (Profetas Menores)
Objetivos
- Entender que não devemos nos alegrar, nem zombar do sofrimento do outro;
- Compreender que temos que ser solidários com quem necessita;
- Saber que quem pode fazer o bem e não o faz, comete pecado.
Versículo para memorizar
“Mas vocês não deviam ter ficado alegres com a desgraça dos seus irmãos de Judá... não deviam ter zombado deles quando eles estavam aflitos." (Obadias 1:12b)
Recursos visuais
Confeccione fantoches com caixa de leite ou rolo de papel higiênico para contar a história; Mapa de Edom e Judá.
Avaliação
Dinâmica do amor ao próximo, passo a passo no fim da lição.
Aplicação da lição
1. Acolhimento
Receba os alunos com alegria e animação, demonstre interesse em saber como foi a semana deles, apresente os visitantes a turma incentivando as crianças a darem boas vindas.
2. Oração Inicial
Ore agradecendo a Deus pelo cuidado durante a semana e pela presença de todos, entregando a lição para que seja dirigida pelo Senhor.
3. Louvores
Hora de ajudar (Três palavrinhas); A sementinha do amor (Quelly Silva); Eu preciso de você (Corinho Infantil)
4. Revisão da lição 7: Profeta Amós – Clamando por Justiça
Quem lembra qual o nome do profeta da lição anterior? Profeta Amós. Ele não estudou pra ser profeta, mesmo assim Deus o chamou para anunciar sua mensagem ao povo. Ele era um homem do campo, o que ele fazia? Ele trabalhava com que? Ele era pastor de ovelhas, plantava sicômoros (figueira) e também era vaqueiro, por isso ele é conhecido como o profeta boiadeiro. Ele clamava por Justiça.
5. Quebra-gelo: Amor ao próximo
Materiais: Folha de papel e lápis
Procedimento: Entregue papel e lápis para cada criança e peça que escreva ou desenhe um animal que gostaria que seu colega do lado imitasse.
Provavelmente, as crianças irão escolher um animal que a imitação seja difícil ou engraçada.
Depois que as crianças terminarem avise que não é o colega do lado que irá imitar o animal, mas ele próprio.
Pergunte a criança porque a escolha daquele animal para o outro imitar? Espere as respostas, em seguida explique que colocar outra pessoa em uma situação de dificuldade é errado, não devemos desejar o mal para as pessoas, mas ama-los como a nós mesmos e fazer para as pessoas o que gostaríamos que ela fizessem conosco.
6. Introdução da lição
Na lição de hoje, iremos conhecer um profeta que foi mandado por Deus para falar aos moradores de uma cidade chamada Edom, pois eles estavam fazendo mal a outras pessoas e zombando do sofrimento dos outros. Esse profeta chama-se Obadias.
7. História Bíblia Infantil: Profeta Obadias, o mensageiro de Deus para as nações
O nome Obadias significa “servo do Senhor”, ele foi um profeta chamado por Deus para levar mensagem de advertência ás pessoas de Edom. E, também, é o nome do menor livro do Antigo Testamento, possui apenas um capítulo e vinte e um versículos, faz parte dos Profetas Menores.
Naquela época o povo de Edom era orgulhoso e soberbo, eles não se importavam com o sofrimento das pessoas, estavam satisfeitos por Judá ter sido castigada. Eles moravam nas montanhas e lá de cima diziam que ninguém poderia alcança-los ou derrubá-los (Ob 1:3), e ficavam alegres com as dificuldades de Judá.
Que feio o que a nação de Edom fez! Ao invés de ajudar quem estava precisando eles ficaram contentes porque outros estavam sofrendo.
Mas Deus, que é Soberano e está acima de tudo de todos (Ob 1:1), não tolera a maldade, ele viu que o povo de Edom estava sendo muito mal, por isso ele enviou o profeta Obadias para advertir os edomitas do seu pecado. E obadias obedeceu a Deus e levou a mensagem ao povo: “Vocês não deviam ter feito isso. Não deviam ter ficado satisfeitos no dia da desgraça de seu irmão. Não deviam ter-se alegrado no dia da infelicidade de Judá. Não deviam ter zombado no dia da desgraça alheia” (Ob 1:12). Vamos memorizar a repreensão de Deus ao povo de Edom!
A mensagem do profeta Obadias nos ensina que nós não devemos nos alegrar quando vemos alguém passar por dificuldades, precisamos ajudar quem estiver precisando. Pois, o segundo mandamentos de Deus diz que devemos “amar ao próximo como a nós mesmos”.
“Lembrem-se também: Quem sabe que deve fazer o bem, e não o faz, comete pecado” (Tiago 4:17). Os edomitas, podiam ajudar o povo de Judá, mas se recusaram. Todas as vezes que alguém precisa e nós pudermos ajudar, mas não ajudamos, estamos pecando. E quando você pecar, o que terá que fazer? Pedir perdão a Deus e ao próximo.
8. Conclusão
A mensagem do profeta Obadias nos ensina que Deus é Soberano sobre tudo. É ele quem comanda todas as coisa, Deus quer que tenhamos amor pelo próximo ajudando sempre que possível, sendo solidário e não zombando do sofrimento do outro.
9. Atividade
Dinâmica: Ajudar ao próximo (empatia)
Materiais: Papel e lápis de cores variadas
Procedimento
Distribua folhas em branco para todas as crianças, depois coloque lápis de cores variadas sobre a mesa. Peça que escolha apenas uma cor, quando todos estiverem com seu lápis, fale para desenhar um coração e pintá-lo, com a cor escolhida, não pode mudar de cor depois de saber o que terão de desenhar.
Após todos terem concluído seus desenhos pergunte porque escolheram tal cor. Se algum aluno disser que está triste, doente, desanimado. Pergunte aos demais o que podem fazer para ajudá-lo, se alguém pode dar seu coração alegre e feliz, para ajudar seu próximo.
Objetivo
Finalize dizendo que todas as vezes que alguém precisa e pudermos ajudar, não devemos agir como o povo de Edom que se negou ajudar a nação de Judá, nem podemos nos alegrar com a sofrimento do nosso próximo. Mas, sempre procurar ajudá-los.
10. Oração final
Ore por todos as crianças presentes, seus familiares e pelos que não puderam comparecer à EBD. Sempre que possível peça uma criança que faça a oração.
0 Comentários
Gostou do artigo? Deixe seu comentário e compartilhe com outras pessoas.