Reflexão sobre seguir em frente. Atravessando o mar vermelho.


"O SENHOR disse a Moisés: – Por que você está me pedindo ajuda? Diga ao povo que marche. Levante o bastão e o estenda sobre o mar. A água se dividirá, e os israelitas poderão passar em terra seca, pelo meio do mar." (Êxodo 14:15-16)


Na fuga do povo de Israel do Egito, havia um grande obstáculo no caminho, o Mar Vermelho. Perseguidos e amedrontados com a possibilidade de tornarem-se novamente cativos, as pessoas devem ter ficado desesperadas, paralisadas com quilômetros de água à frente, afinal, quem não ficaria! Então, o que fazer para não serem recapturados pelo Faraó? Aos olhos humanos atravessar o mar era uma situação impossível de realizar sem uma embarcação. Porém, para Deus todas as coisas são possíveis.



É exatamente assim, que ficamos, completamente inertes, quando nos deparamos com situações aparentemente impossíveis de serem ultrapassadas. A agitação nos deixa tão ansiosos que não conseguimos focar no sobrenatural de Deus. Qual é o “Mar Vermelho” que está te impedindo de seguir em frente? A ordem de Deus para você é: saia da inércia e “MARCHE:

Moisés estendeu a mão sobre o mar, e Deus, o SENHOR, com um vento leste muito forte, fez com que o mar recuasse. O vento soprou a noite inteira e fez o mar virar terra seca. As águas foram divididas, e os israelitas passaram pelo mar em terra seca, com muralhas de água nos dois lados.” (Êxodo 14:21-22)



O cuidado de Deus para com seus filhos é ilimitado. Contudo, prostrar-se diante dos obstáculos e aguardar ansioso que tudo se resolva não é a solução adequada, Deus quer que seus filhos tenham a atitude de agir, essa foi a ordem: “Diga ao povo que marche”, isto é, siga em frente.



Às vezes, o indivíduo pensa não ser capaz de obter certas conquistas, pois existem pessoas mais capacitadas para fazê-lo ou não é merecedor, ou porque é azarado mesmo, e tantos outros pensamentos que afloram na mente daquele que sente-se exausto por tantas frustrações, e então, procrastina, murmura, lamenta e se inferioriza. Isso ocorre devido, a falta de confiança na providência divina, e não entregar as preocupações aos cuidados de Deus.

Leia também: Troque a murmuração pela adoração


Foi o que aconteceu após a travessia do Mar Vermelho até chegar a terra prometida, o que seria uma viagem de alguns dias durou quarenta anos de desconfianças, pecados e murmurações.  E quando a jornada parecia estar chegando ao fim, outro obstáculo se interpôs entre o povo e a terra prometida, o Rio Jordão, e mais uma vez, Deus demonstra ao povo que ele tudo pode e que nenhum dos seus planos podem ser frustrados: “– O meu servo Moisés está morto. Agora você e todo o povo de Israel se preparem para atravessar o rio Jordão e entrar na terra que vou dar a vocês.” (Josué 1:2)



Mais uma vez, um grande obstáculo para impedir o povo, mas o poder de Deus é ilimitado, quando ele quer, nada poderá impedi-lo de agir. Deus fez as águas do Jordão pararem de correr e o povo atravessou o rio seco: 

"[...] Os sacerdotes iam à frente, levando a arca da aliança. Quando chegaram ao Jordão e puseram os pés na água, ela parou de correr e ficou amontoada na parte de cima do rio até Adã, cidade que fica ao lado de Sartã. Na parte de baixo, o rio secou completamente até o mar Morto. Então o povo passou para o outro lado, perto de Jericó." (Josué 3:14,16)


Portanto, na vida, irá surgir muitos obstáculos para impedi-lo de conquistar seus objetivos, assim, ao deparar-se com o “Mar Vermelho” ou “Rio Jordão” à sua frente e olhando para o horizonte não encontrar saída, mire sua visão para o alto, pois é de lá que vem a direção e o cuidado: “Eu o instruirei e o ensinarei no caminho que você deve seguir; eu o aconselharei e cuidarei de você” (Salmos 32:8). Confie no Senhor e prepare-se para atravessar, apenas “MARCHE”! A vitória está do outro lado.


Gostou da reflexão? Compartilhe com outras pessoas para que mais vidas sejam alcançadas com a palavra de Deus.


1 Comentários

  1. Gostei muito do seu blog, eu ja preguei nessa passagem e ao reler novamente ainda fala comigo. Deus abençoe continue escrevendo.
    Deixo aqui meu blog tbm para que possa tbm apreciar: www.ministrosdagraca.com.br

    ResponderExcluir

Gostou do artigo? Deixe seu comentário e compartilhe com outras pessoas.