Viver o propósito
 
“O SENHOR Deus diz ainda: “Quando os setenta anos da Babilônia passarem, eu mostrarei que me interesso por vocês e cumprirei a minha promessa de trazê-los de volta à pátria”. (Jeremias 29:10)


No capítulo 29 do livro de Jeremias, o Senhor, por intermédio de uma carta, exorta os judeus, que foram levados como prisioneiros para Babilônia, a continuarem seguindo suas vidas, mesmo em terra estrangeira, ele diz:

 “Construam casas e morem nelas. Plantem árvores frutíferas e comam as suas frutas. Casem e tenham filhos. E que os filhos casem e também tenham filhos. Vocês devem aumentar em número e não diminuir. Trabalhem para o bem da cidade para onde eu os mandei como prisioneiros. Orem a mim, pedindo em favor dela, pois, se ela estiver bem, vocês também estarão” (v. 5-7). 



Conforme o texto, a Babilônia seria o lar desses exilados por setenta anos (v. 10), um longo processo. Por isso, o Senhor instiga seu povo a ajustarem-se, fazendo da nova terra um bom lugar para se viver, porém vigiando para não se corromper com os padrões contrários aos ensinos do Senhor (v.8-9).



Essa exortação é uma das inúmeras maneiras que o Senhor usa para instigar seu povo a suportar os processos difíceis até alcançar o propósito, isto é, procurar viver da melhor forma possível, mesmo quando as circunstâncias não são favoráveis. Pois, quando findar o processo, o Senhor cumprirá sua promessa de levar os cativos de volta a terra natal, ou seja, no fim da jornada a vitória é certa. Ademais, as pessoas traçam muitas metas e objetivos a serem cumpridos, contudo, o Senhor diz:

“Só eu conheço os planos que tenho para vocês: prosperidade e não desgraça e um futuro cheio de esperança. Sou eu, o SENHOR, quem está falando” (v 11).


Veja também:


Nesse sentido, cabe ressaltar que, cada passo que dermos  deve estar sempre sendo direcionado por Deus, o único que sabe o caminho certo para a prosperidade e um futuro melhor. Às vezes, tentamos atropelar algumas fases para abreviar o processo e alcançar o resultado almejado. No entanto, esse processo é fundamental para o crescimento e fortalecimento espiritual. É nesse momento, que somos moldados de acordo com a vontade de Deus e quando o propósito for alcançado, possamos desfrutar da bênção na presença do Senhor.



Logo, para viver o propósito precisa suportar o processo. E para resistir é necessário buscar a Deus: “Então me invocareis, e ireis e orareis a mim, e eu vos ouvirei. Buscar-me-eis, e me achareis, quando me buscardes de todo o vosso coração. E serei achado de vós, diz o Senhor, e farei voltar os vossos cativos, e congregar-vos-ei de todas as nações, e de todos os lugares para onde vos lancei, diz o Senhor; e tornarei a trazer-vos ao lugar de onde vos transportei”. (v. 13-14)



Portanto, tenha ânimo para permanecer na jornada, mesmo depois de uma longa caminhada, parece que está demorando demais, só parece, mas no final valerá a pena. Seja forte e corajoso! Não fique desanimado, nem tenha medo, porque eu, o SENHOR, seu Deus, estarei com você em qualquer lugar para onde você for!” (Josué 1:9)



Gostou da reflexão? Compartilhe com outras pessoas, para que mais vidas sejam revigoradas com a palavra do Senhor. 

0 Comentários