Vivendo para agradar a Deus (1 Tessalonicenses 4)
Finalmente, irmãos, vocês aprenderam de nós como devem viver para agradar a Deus; e é assim mesmo que vocês têm vivido. E agora pedimos e aconselhamos, em nome do Senhor Jesus, que façam ainda mais. Pois vocês conhecem os ensinamentos que demos pela autoridade do Senhor Jesus. O que Deus quer de vocês é isto: que sejam completamente dedicados a ele e que fiquem livres da imoralidade. (1 Tessalonicenses 4:1-3)
Como agradar a Deus? Seguindo o exemplo do seu filho amado, Jesus. Deus quer que seja manifestado em nós o caráter de Cristo, em palavras e ações. Dessa forma, devemos examinar as escrituras para compreender os ensinamentos do Senhor e ter uma vida plenamente dedicada a Ele. Assim, precisamos ser a expressão do nosso Senhor, como os crentes em Tessalônica que ouviram os ensinamentos, guardaram a palavra e permaneceram fiéis mesmo em meio a perseguições.
Primeiramente, cabe relembrar que após pregarem em Filipos (Atos 16:11–40), Paulo e Silas foram evangelizar em Tessalônica, mas os judeus os expulsaram da cidade (Atos 17:1–9). Algum tempo depois, enviaram Timóteo para saber como estava a fé dos crentes tessalonicenses, ao retornar, Timóteo expôs a Paulo que apesar das perseguições, os crentes permaneceram fiéis ao que lhes foi ensinado, por estarem unidos com nosso Senhor (1 Ts 3:8). Logo, não devem moldar nosso caráter de acordo com as circunstâncias, a conduta do cristão deve refletir a identidade de Cristo, independente da situação. Deus não é adorado apenas com palavras, mas, também, com ações.
Ademais, conforme afirmou Paulo, “Deus não nos chamou para vivermos na imoralidade, mas para sermos completamente dedicados a ele. Portanto, quem rejeita esse ensinamento não está rejeitando um ser humano, mas a Deus, que dá a vocês o seu Espírito Santo” (1 Ts 4:7:8). Sendo assim, de nada adianta honrar a Deus com palavras, se o procedimento não condiz com os ensinamentos do nosso Senhor Jesus Cristo. Deus nos chama para a santificação, e isso implica em nos sujeitarmos por completo a sua soberana vontade.
Assim, a partir do momento que entendemos quem somos em Cristo e o que Deus quer que sejamos, como filhos amados que obedece a seu pai, é nosso dever nos submetermos a autoridade do Senhor, Pai Celestial. Por isso, todo aquele que conhece a palavra, mas continua inserido no pecado, jamais poderá agradar a Deus.
Portanto, viver para agradar a Deus é andar na verdade de sua palavra viva e eficaz, seguindo os passos do nosso amado Jesus Cristo. Diante disso, cabe a cada um de nós prosseguir em conhecer Jesus, para que possamos ser parecidos com ele, imitadores de sua ilibada conduta, pois essa é a vontade de Deus.
Essa reflexão tocou o seu coração? Envie para outras pessoas e vamos juntos propagar a mensagem do Senhor e fazer o nosso Deus Todo-Poderoso ser adorado em todas as nações. Louvado seja o Santo Nome do Senhor!
Leia também:
0 Comentários
Gostou do artigo? Deixe seu comentário e compartilhe com outras pessoas.