Resenha | Pescadores de crianças – Charles Spurgeon
“Pescadores de crianças “ é uma das inúmeras obras do autor inglês Charles Spurgeon, conhecido como “Príncipe dos pregadores”. Seus sermões eram de grande impacto, mesmo anos após terem sido proferidos continuam a influenciar milhares de pessoas com seus escritos. O que não foi diferente com o livro supracitado, que com linguagem simples, clara e objetiva traz reflexões sobre a missão de evangelizar às crianças, tanto para professores de Escola Bíblica Dominical quanto para pais. Uma leitura edificante! Nesse livro você perceberá que esse ministério não é em vão.
Primeiramente, o autor enfatiza a importância do cuidado ao ensino das crianças, as quais não devem ser impedidas de terem acesso a palavra de Deus, pois essa é a vontade do nosso Senhor Jesus Cristo. No entanto, esses pequeninos têm sido negligenciados, principalmente nos cultos, nos quais os sermões são proferidos com palavras rebuscadas e totalmente direcionados aos adultos. Para Spurgeon, na pregação deve haver uma parte direcionada as crianças.
Outra questão apontada pelo autor é o fato da igreja não acreditar na conversão das crianças, espera-se que elas aprendam os bons princípios que serão úteis na fase adulta, quando decidirão pela conversão. Esse é um pensamento equivocado. As pessoas não querem ver em um convertido atitudes de criança, como se a conversão viesse acompanhada de imediata maturidade. Criança vive como criança, com suas travessuras e brincadeiras condizentes com sua idade, e isso não a faz menos cristã que um adulto. Pensando nisso Spurgeon questiona:
"Será que temos nos esforçado pela conversão de crianças tanto quanto temos nos esforçado pela conversão dos adultos?"
Jesus não será desonrado pelas crianças: temos muito mais razão para temer os adultos.
O preço de uma alma não depende de quantos anos se tem.
Por conseguinte, o livro aborda a importância do ministério infantil, muito esquecido na igreja e que o trabalho desse professor, quase sempre, não é visualizado com a mesma relevância de outros ministérios, ouve-se pouco do seu trabalho. Mas para o Senhor a sua obra é valiosa. Além disso, Spurgeon ressalta que é fundamental para o professor instruir-se antes de aplicar as lições, pois um ensino ruim ao invés de salvar uma alma, poderá envenená-la. Por isso, aponta instruções para o professor: um mestre deve ensinar por amor, se alimentar da palavra antes de levá-la a outros, ser cuidadoso, zeloso, bem-humorado e carinhoso com as crianças, preparar lições diferenciadas para cativar os pequeninos.
Aquele que põe uma tentação na mente de um menino pode destruir a alma de um homem. |
Eu lhes recomendo o estudo de livros instrutivos, mas sobre tudo, lhes recomendo o estudo de Cristo. Que ele seja sua biblioteca. Chegue pertinho de Jesus. Uma hora de comunhão com Jesus é o melhor preparo para lecionar aos novos e velhos convertidos.
Todas as reflexões do livro, são cabíveis não apenas aos professores, mas aos pais e responsáveis. Infelizmente, algumas crianças só têm acesso a palavra do Senhor quando vão a igreja. Os pais devem ser os primeiros a alimentar as crianças, ensinando-as a palavra do Senhor. Algumas pessoas mantêm-se afastadas desse ministério por considerarem incapazes desse ensino. O amor é o maior preparo para essa obra seja ele ministrado na igreja ou em casa.
Quando o Senhor chama um homem. Para um trabalho, ele lhe dará preparo necessários para isso.
Por fim, o livro “Pescadores de crianças”, é uma obra-prima edificante que irá destravar sua visão frente ao Ministério Infantil, reavivar sua coragem de trabalhar nessa obra do Senhor. Uma leitura inspiradora e excelente indicação de leitura para professores, pais e todos que de alguma forma tem contato com crianças.
Até a próxima leitura!😉
Sinopse: O livro Pescadores de Crianças do autor C. H. Spurgeon, e escrito pelo reconhecido autor C. H. Spurgeon, mostra, “Um ministério sem reconhecimento” , “Uma perda de tempo”, estas são as formas mais comuns de pessoas desgastadas e exaustas descreverem o ministério com crianças. Neste livro, você encontrará encorajamento, orientação prática e princípios bíblicos para renovar suas energias no ministério com crianças. Você também ganhará uma nova visão a importância do trabalho em que está envolvido. O autor Spurgeon, de maneira notável, nos desafia, demonstrando que falar de Jesus às crianças é a tarefa mais importante que uma pessoa possa desempenhar, quer seja um pai, professor, líder ou pastor.
Título: Pescadores de crianças: orientações práticas para falar de Jesus às crianças | Autor: Charles Spurgeon| Editora: Vida Nova (Ed. 2004) | Gênero: Literatura Cristã| Páginas: 153 | Classificação: ⭐⭐⭐⭐⭐
Resenhas de outros livros de Charles Spurgeon:
0 Comentários
Gostou do artigo? Deixe seu comentário e compartilhe com outras pessoas.