“Justo és, Senhor, quando entro contigo num pleito; contudo, falarei contigo dos teus juízos: Por que prospera o caminho dos ímpios, e vivem em paz todos os que procedem perfidamente?” (Jeremias 12:1 ALM)


No livro de Jeremias, encontramos uma reflexão profunda do profeta sobre a justiça de Deus: "Por que as pessoas más e desonestas prosperam? Por que os falsos e traidores vivem sem problemas?" (VIV). Jeremias, um homem escolhido por Deus para ser seu porta-voz em tempos de grande corrupção e sofrimento, expressa aqui uma questão que muitos de nós já tivemos: se Deus é justo, por que os ímpios parecem ter sucesso?

Jeremias viveu em uma época de grande turbulência para o reino de Judá. Ele viu a decadência moral e espiritual de seu povo e enfrentou a iminente ameaça de destruição pelos babilônios. Em meio a essa crise, Jeremias não apenas pregava as palavras de Deus, mas também lutava com suas próprias dúvidas e perplexidades. Seu questionamento em Jeremias 12:1 reflete essa luta interna: ele reconhece a justiça de Deus, mas não consegue entender por que aqueles que praticam a maldade parecem viver em paz e prosperidade.

A Bíblia está repleta de testemunhos da justiça de Deus. Desde Gênesis até Apocalipse, vemos que Deus é apresentado como justo e reto em todos os Seus caminhos. Ele é descrito como um juiz que não faz acepção de pessoas e que recompensará a cada um segundo suas obras (Deuteronômio 32:4, Romanos 2:6). No entanto, também vemos exemplos de indivíduos justos que sofrem e pessoas más que prosperam, o que pode nos levar a questionar como Jeremias fez.

Nossa visão é limitada e muitas vezes não conseguimos entender o plano completo de Deus. Em Isaías 55:8-9, Deus nos lembra que Seus pensamentos não são os nossos pensamentos e que Seus caminhos são mais altos do que os nossos. A prosperidade temporária dos ímpios não significa que Deus é indiferente à injustiça. As escrituras sagradas asseguram que haverá um dia de prestação de contas e que Deus julgará o mundo com justiça (Salmos 96:13, Atos 17:31). 

Os questionamentos sobre a justiça de Deus frequentemente surgem porque, como seres humanos, desejamos ver uma retribuição imediata para aqueles que praticam a maldade. Nosso desejo é que os ímpios recebam uma punição instantânea e visível aqui na Terra, como uma forma de vingança. Queremos que a justiça seja executada de forma rápida e direta, para que possamos sentir que a balança da justiça está sendo equilibrada de imediato. No entanto, essa perspectiva é limitada e muitas vezes motivada por um desejo de vingança pessoal, em vez de uma compreensão mais profunda da justiça divina. Deus, em Sua sabedoria infinita, opera em um plano que pode não ser imediatamente evidente para nós. Sua justiça é perfeita e, embora a retribuição imediata possa parecer desejável, Ele trabalha em um contexto maior e eterno, onde cada ato é julgado com equidade e compaixão. Todos serão chamados a prestar contas de suas ações (Romanos 14:12). A prosperidade dos ímpios agora não é um reflexo de uma aprovação divina, mas uma questão de tempo até que a justiça final seja estabelecida.

Em tempos de dúvida, é vital lembrar que a justiça de Deus pode não ser imediatamente evidente, mas é infalível. O livro de Jó é um excelente exemplo disso. Jó, um homem justo, sofreu tremendamente, mas no final, ele viu a restauração de Deus e entendeu que o propósito divino estava além de sua compreensão (Jó 42:1-6).

  • Cansado e sobrecarregado
  • Por que está tão abatida, ó minha alma?
  • Deus traz a existência o inexistente 
  • Bendito o homem que confia no Senhor
  • Quando enfrentamos injustiças ou vemos a maldade prosperar, devemos confiar que Deus vê e sabe todas as coisas. Ele é o justo juiz que, no tempo certo, trará justiça perfeita. Enquanto isso, somos chamados a viver pela fé e a confiar na bondade e no agir de Deus, mesmo quando não entendemos completamente Seus caminhos.

    A justiça de Deus é uma âncora para nossas almas em tempos de incerteza. Como Jeremias, podemos trazer nossas dúvidas a Deus, sabendo que Ele é justo e fiel. Devemos lembrar que nossa perspectiva é limitada, mas Deus, em Sua infinita sabedoria, governa todas as coisas para o bem daqueles que O amam (Romanos 8:28).

    Confie na justiça de Deus e entregue suas dúvidas a Ele, sabendo que Ele é fiel e justo em todos os Seus caminhos!


    Oração 

    Senhor Deus, agradeço por Teu amor constante. Quando as dúvidas surgirem e eu questionar o que vejo ao meu redor, ajuda-me a confiar em Tua perfeita sabedoria e justiça. Fortalece minha fé para que eu possa descansar na certeza de que Tu és justo em todos os Teus caminhos. Que eu possa viver cada dia com a confiança de que Tu vês todas as coisas e que, no Teu tempo, trarás justiça a este mundo. Em nome de Jesus, amém!


    0 Comentários