EBD Infantil


1. Plano de aula

- Série: “Os frutos do Espírito" 

- Tema: Amor 

- Base bíblica: Gálatas 5:22-23 e Lucas 10:25-37

- Objetivos:

  •   Entender o que é o amor verdadeiro de acordo com a Bíblia;
  •   Aprender como demonstrar amor às outras pessoas;
  •   Reconhecer que o amor é um fruto do Espírito Santo em nossas vidas.

- Versículo para memorizar: "Mas o fruto do Espírito é amor, alegria, paz, paciência, amabilidade, bondade, fidelidade, mansidão e domínio próprio. Contra essas coisas não existe lei.” (Gálatas 5:22-23 NVI)

- Material necessário:

  •   Bíblia
  •   Cartolina e papel colorido
  •   Cola, tesoura e lápis de cor
  •   Corações de papel (um por criança)
  •   Adesivos para decoração
  •   Recursos visuais para contar a história (veja aqui)

- Dinâmica: Coração bondoso

 As crianças irão colar palavras ou desenhos que representam atitudes de amor dentro de um coração grande de cartolina.

- Atividade para avaliação:

  As crianças irão decorar um coração de papel com palavras ou desenhos que mostrem como elas podem demonstrar amor em suas vidas diárias.

2. Desenvolvimento da dinâmica

- Coração Bondoso:

  1.  Em um coração grande de cartolina, as crianças devem colar pequenos papéis onde escreverão ou desenharão algo que simbolize o amor (ex.: abraçar um amigo, ajudar os pais, etc.).
  2.  Discutir como cada ato de amor representa o fruto do Espírito em nossas vidas.
  3.  Desenvolvimento da Lição Bíblica Adaptada


3. História bíblica: O Bom Samaritano (Lucas 10:25-37):

 Jesus estava conversando com algumas pessoas, e um homem que conhecia muito sobre a Lei de Deus perguntou a Ele: "O que eu preciso fazer para viver para sempre com Deus?"

Jesus respondeu com outra pergunta: "O que está escrito na Lei?" O homem respondeu: "Ame o Senhor seu Deus de todo o seu coração, de toda a sua alma, de toda a sua força e de todo o seu entendimento; e ame o seu próximo como a si mesmo."

Então Jesus disse: "Isso mesmo! Faça isso e viverá."

Mas o homem queria entender melhor e perguntou: "Quem é o meu próximo?"

Jesus contou então uma história:

Um homem estava viajando de Jerusalém para Jericó, e, no meio do caminho, alguns ladrões apareceram! Eles machucaram o homem, roubaram suas coisas e o deixaram ferido na estrada. O homem ficou lá, sozinho e muito machucado, esperando que alguém o ajudasse.

 Logo depois, um sacerdote (que é uma pessoa que trabalhava no templo, ajudando os outros a conhecerem Deus) passou por ali. Ele viu o homem machucado, mas sabe o que ele fez? Ele passou pelo outro lado da estrada e foi embora, sem ajudar!

Depois, um levita (outra pessoa que ajudava no templo) passou por aquele lugar. Ele também viu o homem machucado, mas sabe o que ele fez? Ele também passou pelo outro lado da estrada e foi embora!

Finalmente, um samaritano passou pelo mesmo caminho. Os samaritanos não eram muito amigos dos judeus, mas sabe o que ele fez? Quando o samaritano viu o homem machucado, ele sentiu pena dele. O samaritano foi até o homem, limpou suas feridas com óleo e vinho (que eram como remédios naquela época) e o colocou em seu próprio jumento para levá-lo até uma hospedaria.

Na hospedaria, o samaritano cuidou dele a noite toda. No dia seguinte, ele deu dois denários (dinheiro) ao dono da hospedaria e disse: "Cuide bem desse homem. Quando eu voltar, se você gastar mais, eu pagarei."

Depois de contar essa história, Jesus perguntou: "Quem você acha que foi o próximo do homem que foi atacado pelos ladrões?"

O homem que conhecia a Lei respondeu: "Aquele que teve misericórdia dele."

Jesus então disse: "Vá e faça o mesmo."


4. Conclusão

  O samaritano mostrou amor ajudando alguém que estava em apuros, mesmo que fosse alguém que ele não conhecia. Assim como o samaritano, nós podemos mostrar amor cuidando dos nossos amigos, da nossa família e até mesmo de pessoas que não conhecemos bem. Quando ajudamos os outros, estamos mostrando o fruto do Espírito, que é o amor.

- Pergunta para Reflexão:

  - Quem você pode ajudar hoje, mostrando o amor de Deus?


5. Atividade para avaliação

- Decoração de Corações:

  1.  Entregue um coração de papel a cada criança.
  2.  Peça para que elas decorem com desenhos ou palavras que representem como elas podem demonstrar amor.
  3.  Deixe-as usar adesivos e lápis de cor para enfeitar os corações.


6. Oração final

- Faça uma oração com as crianças pedindo a Deus que as ajude a mostrar amor às outras pessoas, assim como o Bom Samaritano fez. Peça também para que o Espírito Santo as ajude a cultivar esse fruto em suas vidas e a ser exemplos de amor para os outros.

0 Comentários